Mais informações aqui

PROJETO CLUBE DE LEITURA DO EDUCA: O PEQUENO PRÍNCIPE

O professor de Língua Inglesa do Colégio Educa, Maycon Rezende, desenvolveu, ao lado da professora de Língua Portuguesa, Juliana, um projeto sobre a obra clássica do autor francês Antoine de Saint-Exupéri, denominado “Projeto Clube de Leitura do Educa: O Pequeno Príncipe”. O projeto, bem como as atividades propostas, aconteceu durante a 2ª unidade letiva para os alunos das turmas do Ensino Fundamental II, durante os meses de agosto a outubro de 2020.

A escolha do livro para o projeto deu-se, em grande parte, pelos temais abordados, que se tornam tão atuais, mesmo tendo sido publicado há muitas décadas atrás. Além disso, trata-se de uma obra que incentiva a interpretação e a imaginação dos leitores. O objetivo principal do projeto foi derrubar os muros que as pessoas constroem em si mesmas e substituí-los por pontes, conectando ideias, sentimentos e visões sobre o mundo que nos rodeia.

Semanalmente, foram propostas atividades específicas para a Língua Inglesa, e outras, de forma mais ampla, sobre  interpretação e discussão sobre o que foi lido naquele período, com debates realizados nas aulas remotas, em que os alunos puderam trocar ideias e conversar sobre temas orientados, como solidão, amizade, infância, vida adulta, etc.

A culminância do projeto aconteceu na sexta-feira, dia 18 de setembro de 2020, em uma aula on-line, realizada no Google Meet, unindo todas as turmas participantes, bem como os demais professores e coordenação do colégio.

Com duração de 1h30min, a aula, comandada pelo professor Maycon, se propôs a escutar a opinião dos alunos a respeito do livro e debater sobre os temas abordados na obra. O resultado foi bastante positivo e satisfatório. Muitos alunos expuseram um senso crítico e olhar sensível a muitos aspectos sociais e emocionais.

A fim de estimular a arte e a criatividade, foi proposto, pela professora Juliana, um concurso de poesias e desenhos com a temática do livro. E o resultado não poderia ser diferente! Nossos artistas produziram obras repletas de sensibilidade! As cores, o traçado e os versos nos fizeram revisitar um pequeno planetinha, habitado por um príncipe e uma rosa, e descobrir que a nossa vida só vale a pena se formos capazes de cativar.

Parabéns aos ganhadores do concurso, Luís Felipe e Rhyan! E também a todos os alunos do Fundamental II, que se permitiram, de alguma maneira, enxergar com o coração, pois "o essencial é invisível aos olhos".